-
Arquitetos: Haworth Tompkins
- Área: 628 m²
- Ano: 2013
-
Fotografias:Helene Binet, Philip Vile
Descrição enviada pela equipe de projeto. Haworth Tompkins anuncia a conclusão de The Shed, o galpão, um local temporário para o Teatro Nacional do South Bank, em Londres. The Shed vai dar ao Teatro Nacional um terceiro auditório, enquanto o Cottesloe é fechado por um ano, durante a remodelação do próprio teatro que também será desenhado por Haworth Tompkins.
O programa artístico para The Shed, recentemente anunciado pelo diretor do Teatro Nacional, Nicholas Hytner, impulsiona as fronteiras criativas, dando ao Teatro Nacional a oportunidade de explorar novas formas de fazer teatro. Da mesma forma, The Shed tem sido um espaço experimental criado pela equipe de projeto arquitetônico. Idealizado por Haworth Tompkins e seus colaboradores. Assim, foi projetado e construído em pouco mais de um ano, um processo colaborativo entre os designers de construção, o Teatro Nacional, e os profissionais do teatro (entre artistas, teatrólogos e diretores) que vão trabalhar no espaço, de modo que o projeto se assemelhava mais a um espetáculo de teatro do que a um projeto de construção convencional. A sua natureza temporária, com base em projetos anteriores temporários do escritório, como o Teatro Almeida em Gainsborough Studios e Kings Cross, permite uma estrutura que pode ser vista como um evento ou uma instalação artística ao invés de um edifício - uma intervenção vibrante no South Bank, em Londres, que fascinará, e às vezes confundirá, os transeuntes por um período de doze meses.
The Shed está no Theatre Square, na frente do Teatro Nacional, ao lado do rio. Seu simples volume aloja um auditório de 225 lugares, feitos de aço bruto e madeira compensada, enquanto o revestimento de madeira serrada em bruto refere-se ao icônico concreto placa, marca do Teatro Nacional, além disso, a modelagem do auditório com as torres nos cantos complementam as geometrias do Teatro Nacional em si. O foyer temporário foi esculpido a partir da área que existe sob os terraços externos do Teatro Nacional e oferece fácil conexão com os foyers existentes. A cor vermelha brilhante do galpão cobre toda a massa volumétrica que não possui portas ou janelas, e anuncia sua chegada com ousadia contra o volume de concreto do Teatro Nacional, dando-lhe uma presença surpreendente e enigmática.
The Shed também representa mais um passo na pesquisa de Haworth Tompkin sobre maneiras sustentáveis de fazer teatros. Construído com materiais que podem ser 100% reciclados e equipados com assentos reutilizados, The Shed é ventilado naturalmente, com as quatro torres que extraem o ar através do edifício e que também criam a identidade do volume.
The Shed also represents another step in Haworth Tompkins’ ongoing project to research sustainable ways of making theatres. Built of materials that can be 100% recycled and fitted out with re-used seating, The Shed is naturally ventilated, with the four towers that draw air through the building providing its distinctive form.